Analisar a importância e as ferramentas do planejamento sucessório, nos aspectos sucessão familiar, reestruturação societária e planejamento tributário, de acordo com o conceito da governança corporativa;
Apresentar as diferenças e vantagens na constituição de uma Holding para o controle e sucessão da administração dos negócios e a constituição de uma Administradora bens imóveis próprios, para a proteção patrimonial;
Demonstrar a comprovada redução de carga tributária e as facilidades no processo de inventário.
PÚBLICO-ALVO
Membros de Empresas familiares, diretores-executivos, administradores, advogados, consultores, auditores, contabilistas e, principalmente, às pessoas que pretendem executar ou revisar o seu planejamento sucessório.
PROGRAMA
Abordagem inicial:
Cenário: Empresa Familiar | Grupo Familiar | Empresa não Familiar
Estatística no Brasil sobre a sucessão familiar
Quebras de paradigmas sobre o assunto
Aspectos do planejamento sucessório:
Importância
O momento ideal para iniciar
Finalidades
Diferenças entre herdeiro e sucessor
As etapas do planejamento sucessório: Reuniões de esclarecimentos
Levantar todas as informações necessárias
Esclarecimentos das principais dúvidas e procedimentos
Identificar a família (Genograma)
Conhecer o patrimônio: (Empresa x Pessoal)
1ª Etapa: Reuniões familiares em grupo e individuais:
Conciliar os conflitos de interesses
Segregação do patrimônio (Empresa x Pessoal)
Ferramentas aplicáveis:
Holding: pura ou mista
Administradora de bens imóveis próprios
Acordo de quotistas
Protocolo de família
Testamento: opcional
2ª Etapa: Diagnóstico
Relatório técnico
Aspectos da sucessão familiar: Direito das sucessões, espólio, legítima e disponível, sociedade entre marido e mulher, regime de bens, divórcio, união estável e relação homoafetiva
Aspectos da proteção patrimonial: Impenhorabilidade do bem de família, responsabilidade dos sócios, grupo econômico e dos administradores, teoria da desconsideração da personalidade jurídica e a inversão da desconsideração, penhora de quotas e usufruto
Aspectos Societários
Sociedade empresária: affectiosocietatis
EIRELI como holding?
Sociedade em conta de participação – SCP
Sociedade de propósito específico – SPE
Aspectos Tributários:
As implicações capital de IR na Pessoa Física
Opção do regime tributário:
Lucro presumido
Aspectos contábeis atuais e obrigações acessórias
Definição do organograma
Sucessão empresarial e Sucessão patrimonial
3ª Etapa: Processo de legalização:
Principais cláusulas dos contratos sociais
Principais cláusulas do acordo de quotistas
Principais cláusulas do protocolo de família
Governança Corporativa para Empresas Familiares:
IBGC: as melhores práticas de governança
Conceito e princípios
Estatuto do Conselho de Administração
Regimento Interno da Diretoria Executiva
Regras do Family Office
Regimento Interno do Conselho Consultivo e parecer da Auditoria Independente
Conclusão:
Razões para desenvolver o planejamento sucessório.
CARGA HORÁRIA
8 horas aula
INSTRUTOR(A)
Consultor e Palestrante em Planejamento Sucessório, Reestruturação Societária, Planejamento Tributário e Governança Corporativa para Empresas Familiares; Professor de Governança Corporativa e Direito Empresarial; Instrutor de cursos pela Unifenacon; Instrutor de cursos pela Fenacon/SEBRAE Nacional sobre o Simples Nacional e o Micro Empreendedor Individual; Colaborador em Empresas de Consultoria de Grande Porte, como; IOB Thomson e Terco Grant Thornton Auditoria; MBA na FGV-GVLaw em Direito Empresarial; Cursando Ciências Contábeis no Centro Universitário de Maringá - Cesumar (EAD); Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista – FADAP; Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário – ABDT; Membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF e Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP.
INFORMAÇÕES GERAIS
Data: 13 de fevereiro de 2020
Horário: 9h às 18h
Local: Alameda Santos, 1.293 – 2º Andar – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Investimento: Consulte-nos
Descontos: Descontos Especiais para Inscrições Antecipadas
Incluso no Investimento: Coffee Break,Material didático, Material de apoio, Certificado e Plantão tira-dúvidas por 30 dias.
Forma de pagamento: Depósito, Boleto Bancário ou Cartão de Crédito
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
Para efetuar sua inscrição ou obter mais informações, favor entrar em contato através dos telefones: (11) 4702-4379 (11) 99113-8357 (WhatsApp) ou e-mail: contato@albeducacaocorporativa.com.br
IN COMPANY
Este treinamento poderá ser realizado in company. Solicite uma proposta através dos telefones (11) 4702-4379 (11) 99113-835 (WhatsApp) ou e-mail: incompany@albeducacaocorporativa.com.br